O Marketing Digital vai
muito além disso. É uma poderosa ferramenta, mas deve ser utilizado de maneira
integrada, com objetivos, planejamento, escolha das mídias certas para cada
negócio e com uma boa execução do plano.
Muitas empresas ainda estão
desatendidas neste mercado pela falta de profissionais qualificados e de
agências que realmente consigam entregar resultados consistentes e integrados.
Portanto, fique esperto na hora de escolher um parceiro para suas estratégias
digitais. Existem muitas promessas no mercado, porém há poucos que oferecem uma
metodologia para o desenvolvimento de bons planos. Procure alguém com
expertise, que tenha capacidade para desenvolver o Planejamento de Marketing
Digital ideal para sua empresa.
1. Pesquisa
Informa sobre o mercado e o segmento, quem é o
seu público-alvo. Levantamento de hábitos de consumo dos usuários, pesquise no
Google, blogs, fóruns e redes sociais. Faça uma pesquisa de palavras-chaves com
no Google. Você tem que ter base, no que deseja investir, e nada melhor que uma
boa pesquisa.
2. Planejamento
Com base em suas pesquisas e seu
orçamento, é possível começar alguma coisa, mas procure aperfeiçoar um pouco
mais seus conhecimentos. Para que seja feito um trabalho de qualidade e com bom
resultado.
3. Produção
Coloque em prática o seu planejamento.
Faça um site que você, defina a missão crítica e o conteúdo do site, faça um
layout simplificado e direto do menu, desenvolva as estratégias de otimização
de SEO. Defina um cronograma de ações, execute-o
passo-a-passo o que foi planejado.
4. Publicação
É hora de colocar seus conteúdos
online. Resumindo, você precisa colocar no seu site o seu conteúdo
institucional, seu conteúdo de vendas e toda a informação que você planejou
anteriormente.
Além disso, há uma série de
conteúdos fora do seu site que são uma parte valiosa da estratégia. Crie um
blog com artigos relevantes, publique conteúdo em sites como: FACEBOOK, G+, TWITTER,
YOUTUBE, GOOGLE e outros. Lembrando que esses conteúdos precisam ser altamente
relevantes para os seus públicos. Essa estratégia bem realizada vai ajudar
bastante a levar o público até o seu site e também vai dar um força para o
Google encontrá-lo nas buscas orgânicas.
5. Promoção
Invista. Faça campanhas de links
patrocinados no Google e em outros sites e blogs que tenham ligação com seu
negócio e seus públicos. A dica aqui é não visar apenas a divulgação da marca e
sim tentar criar campanhas que possam ser propagadas pelos consumidores. Virilizar
uma campanha não é tarefa fácil, mas se você conseguir terá ótimos resultados.
6. Propagação
Propague seus conteúdos por meios
das mídias sociais. (entre outros) são
poderosos FACEBOOK, G+, TWITTER, YOUTUBE aliados devido ao grande número de
pessoas nessas plataformas e do alto grau de atividade do consumidor. O
brasileiro ama redes sociais, é o povo que gasta mais tempo de navegação na
internet em redes como FACEBOOK, G+, TWITTER EYOUTUBE.
Este passo se mistura um pouco
com o passo anterior e você deve tratar com bastante carinho suas estratégias
de propagação. Não esqueça de postar conteúdos relevantes para os públicos. As
pessoas só compartilham aquilo que elas curtem de verdade.
7. Personalização
É o
desenvolvimento de estratégias de marketing de relacionamento via web,
fidelizando mais clientes. A personalização gera relacionamento, contato
direto com o consumidor, ao contrário da publicidade, que normalmente é
dirigida às massas. Uma comunicação personalizada é mais relevante, logo, atrai
mais a atenção do cliente ou consumidor e, obviamente, gera mais resultados.
8. Precisão
Com a evolução das ferramentas de e-mail
marketing e redes sociais, um novo conceito passou a ser possível: o marketing de precisão. O conceito é muito simples
(e na realidade, nada inovador): segmentar seus contatos com a maior
precisão possível para realizar iniciativas que se alinham adequadamente com as
expectativas, necessidades e ansiedades de cada um.
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